terça-feira, 9 de março de 2010

a matriarca da família.

- quando recebo um pedido de alguém que amo, não consigo negar! e sendo então, um pedido simples, é automaticamente 'sim' a resposta. naquele fim de semana, iria colorir os cabelos de uma pessoa especial.
após fazer todas as misturas necessárias, entre papos e gargalhadas comecei o 'serviço'. aos poucos ia colorindo aqueles fios brancos, que refletiam a mim histórias daquela vida tão linda, apesar de sofrida. acho que voltei no tempo...
lembrei dos dedos sujos após rapar a panela de chocolate, a farofinha de abobrinha - disputada como preferida, minha ou do meu primo - os passeios no parque, e as voltas de bicicleta com aqueles olhos sempre atentos à mim.
veio também as fotos, guardadas hoje em um baú que, quando aberto traz toda a magia existente nas imagens.
fui surpreendida quando me perguntaram o que eu estava pensando, e rapidamente respondi "ah, coisa pouca!".
NÃO, não era coisa pouca, por que em seguida ouvi uma voz bem baixa me contando tudo que já havia escutado daquela mulher. quantas coisas submeteu-se para viver e ensinar a viver...
quando notei, já havia terminado de colorir aqueles fios, que estavam agora, prontos. logo iriam crescer e demonstrar as marcas do tempo!

Aquela mulher que eu coloria o cabelo era a minha avó, que tanto sofreu quando jovem e conseguiu dar uma vida digna a seus quatro filhos. As marcas do tempo já aparecem, não só no cabelo, mas pelo corpo.
Era a vida da minha rainha, que eu , Leleziita - como insiste em me chamar carinhosamente, desde pequena - via passar naqueles fios brancos.
[...]
Ontem, dia Internacional da Mulher, lendo o post feito pelo Felipe, além das mulheres citadas, 'vi' minha vó naquele texto, como exemplo, meu exemplo!
Nada mais justo, que homenagear a quem tanto me amou, me ama... Se vó é mãe duas vezes, obrigada Vó, por ser mãe e por ter ensinado a minha mãe a ser uma mãe!

Te amo muito, matriarca*!

-------------------------
Matriarca= A mulher, segundo o sistema sociológico dos que a consideram base da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário